quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Seja um crente serpente!



Jesus prepara os discípulos para a obra, ops!, na minha Bíblia está escrito: para as perseguições.

Quem prepara?

Quem ensina?

O melhor gestor de RH que já conheci, um mestre, especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Verdadeiramente capacitado para tal função, pois tinha tanto conhecimento teórico (a Palavra de Deus, já que Ele mesmo era e é o Verbo), quanto vasto conhecimento prático, de campo. A experiência o dotava de muita propriedade para falar.

Homem erudito (“O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado”. Isaias 50.4) porem sem estudos seculares, apenas com a unção que nos ensina tudo (“E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas”. 1 João 2:27,20), e pela graça de Deus e o Seu Espírito de conhecimento e entendimento (“E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor”. Isaías 11:2) inicia sua oratória afirmando aos seus ouvintes o seguinte:

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sedes prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” Mateus 10:16



      I.        “Vos envio”: que quer dizer, Eu, Eu mesmo, O grande Eu Sou, que estou mandando vocês para tal situação.

É Jesus Cristo, o Salvador, que envia você para a presença dos perseguidores. Cuidado ao colocar a culpa no diabo, no outro ou nas circunstancias. Você poderá murmurar, agir com iniquidade ou ate mesmo blasfemar com isso.

Adore a Deus! Ele sabe o porquê!

Mais à frente, no versículo 29b do mesmo capitulo aqui citado, o texto diz que nada acontece sem a VONTADE do nosso Pai.

É vontade (e não somente permissão) que você seja perseguido!

Sigamos em frente...

    II.        “Serão como ovelhas no meio de lobos”: Aqui Jesus distingue os discípulos dos fariseus.

Os lobos cruéis costumam devorar as ovelhas, mas Jesus é o nosso Pastor, e Ele deu a vida por Suas ovelhas, hoje temos amparo e socorro nEle, reconhecendo Sua voz.

“Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido”. João 10:14



Portanto saiba: não deixe que a violência dos lobos e seus dentes afiados criem em você uma expectativa de retribuir mal por mal ou se vingar, mantenha-se dócil com o pelo macio e branquinho, que seu Pastor sabe te conduzir!

Ele mesmo é que permite que os lobos estejam em meio ás ovelhas.

Ele permite. É da vontade dEle e ele sabe o que faz!

   III.        “Portanto”: indica a conclusão de uma ideia anterior, sinônimo de sendo assim; consequentemente; dessa maneira e isto posto.

Portanto, lá vem a conclusão da afirmação, prepare-se...

  IV.        “Sede prudentes como as serpentes”: ser é diferente de estar.

Seja prudente! Seja prudente igualzinho a serpente!



Ser como a serpente? Como assim?

As serpentes... Todas são carnívoras. Algumas têm peçonha para matar as suas presas antes de as comerem, ao injetarem toxinas letais. Outras matam por constrição. As cobras não mastigam quando comem e por causa de sua mandíbula podem se adaptar ao tamanho de sua presa, mesmo com diâmetro maior que ela mesma. As cobras ficam entorpecidas depois de comerem, durante a digestão, e se for perturbada depois de alimentada, vomita a presa para fugir da ameaça. Normalmente, elas não costumam atacar seres humanos, a menos que sejam assustadas ou molestadas.

Depois dessa sucinta aula de Biologia (hehehe) podemos entender porque Jesus ORDENA que sejamos PRUDENTES como as SERPENTES?

Mas afinal, o que é prudência?

É a temperança, moderação, sensatez ou cautela. Virtude de agir de forma justa e ponderada.

Os egípcios representavam a prudência através da serpente de três cabeças (leão, lobo e cão). No entendimento deles, a pessoa prudente deveria ter a estultícia da serpente, a força do leão, a agilidade do lobo e a paciência do cão.

Ser prudente é uma característica da pessoa se comportar a evitar inconveniências e os perigos. É virtude que faz conseguir o que desejamos.



Jesus Cristo associou a prudência à serpente. E pode se escandalizar e pensar como o próprio Jesus nos apontaria a serpente como exemplo de ser, já que todos bem conhecem a historia de Adão e Eva com Satanás na figura da cobra.

Quem já existia na criação do mundo? Jesus!

Quem criou o mundo? Deus com Ele.

Quem criou a serpente? Ele mesmo!

E quem é o invejoso que usa de todas as criações de Deus para suas obras de engano, mentira e destruição? Lúcifer. E não a cobra em si (bichinho criado por Deus e com certeza, guardado da destruição na Arca de Noé).

A serpente em si não é má. Nem instrumento particular de Satanás. Por isso, Jesus a usou como símbolo da virtude do próprio Espírito Santo para a vida do ser humano.



Devemos ser como a serpente, que tem paciência no agir,não precipita seus comportamentos baseando-os em emoções de cada situação gera (seja medo, ira, etc.), mas observa atentamente tudo ao seu redor, espreita o ‘inimigo’, pondera seus movimentos, usa de muita agilidade, tem o silencio como poderosa arma.

A sua prudência se relaciona com a humildade, em não querer demonstrar-se com soberba e vangloria aos outros animais por seus méritos de excelente caçadora, mas sempre meio escondida supera todos os outros que em se apresentarem tornam-se despercebidos com o perigo ao redor.

A serpente não tem medo de atacar, quando necessário, lembre-se: quando necessário! Ela não ataca para demonstração de poder, colocando-se num risco desnecessário, e quando ataca é porque, pela prudência entendeu estrategicamente como vencer. O tamanho de sua presa não lhe cria empecilho. Se adapta para sobressair.

Entre tantas outras características referentes aos comportamentos de vida na cobra, está o enfrentamento das situações. Animais com 4 patas, rápidos, com melhor visão, não desanimam a credibilidade na sua própria prudência e a confiança de alcançá-los, ainda que seja rastejante, sem nenhum pé ou pata. A falta de pé não gera complexo de inferioridade.

Não é o que o outro tem de vantagem que o sobressai, nem o que lhe falta é a sua desvantagem, é a sabedoria atrelada a sua atitude que lhe garante a vitoria!

E quando Jesus nos fala sobre a necessária prudência das serpentes, esta falando em a termos em relação aos lobos.




Lembra?

A questão toda gira em torno da perseguição dos discípulos. E ordena-lhes serem verdadeiras serpentes prudentes quando:

a)    Forem entregues aos sinédrios (Mt 10.17 a);
b)    Serpentes prudentes quando forem açoitados nas sinagogas (Mt 10.17b);
c)    Serpentes prudentes quando conduzidos à presença das autoridades por causa do testemunho de Jesus (MT 10.18);
d)    Serpentes prudentes quando entregues á morte pelos irmãos, pais e filhos (Mt 10.21);
e)    Serpentes prudentes quando forem odiados por todos (Mt 10.22);
f)     Serpentes prudentes quando estiverem sendo perseguidos e durante a fuga (Mt 10.13);
g)    E também por ultimo, como serpentes prudentes quando forem caluniados e chamado de maus e Belzebu ou diabo (Mt 10.25).

Aqui, neste texto, Jesus não nos manda ter cautela (ou prudência) com a serpente ou com o diabo, mas nos manda agir com muita cautela com os próprios homens.

Seja prudente! Seja sábio!

Cuidado com os outros seres humanos, afinal a fé não é de todos!

Jesus não nos manda pensar no que falar nessas circunstancias tão difíceis e constrangedoras. Não! (Mt 10.20)

Não tenha esse cuidado, por que o Espírito Santo mesmo te revelará o que dizer nessa exata hora.

Mas tenha cuidado em como agir, seja prudente nessas situações de perseguição, vigie com os homens. (Mt 10.19)

Não temais. Medo de quê? (Mt 10. 17b)



Também não negue a Jesus Cristo diante deles. (Mt 10.33)

E não espere por paz de relacionamentos, a paz aqui em oposição á dissensão, porque a paz de espírito essa sim é garantida. Foi comprada lá na cruz!


“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. Filipenses 4:7

Não se preocupe em se defender, e como argumentar a seu próprio favor, atitudes têm maior peso nesses casos.

Se você tem o habito de tomar decisões e age continuamente direcionado pela prudência divina na sua vida, a perseguição será passageira e não criará peso de condenação na sua alma.

Seja uma prudente serpente, crente fiel!


A paz do Senhor a todos e ate a próxima!




FONTES: (acesso em 18/10/2017)






Um comentário:

Unknown disse...

Glória a Deus🙌
Muito grata aprendi o que precisava...
Deus abençoe vcs