sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Os "PORÉNS" de uma mulher virtuosa. Parte 1.




"E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe."
1 Samuel 25:3

Entre as muitas mulheres virtuosas, queremos hoje citar uma em específico. Talvez não muito conhecida do grande público, ela se chama Abigail, uma mulher virtuosa e simplesmente humana, como você e eu.

Ela se casou com Nabal, e  a partir desse relacionamento que as Escrituras vão nos dizer sobre quem é quem e apresentar as características de Abigail: mulher de bom entendimento e formosa.

Porem... ou seja, apesar disso, ou opostamente, o seu marido era duro e maligno de obras. Nabal, como se chamava o esposo de Abigail era poderoso e prospero, com muitas posses.

 E o contexto da historia se dá, após Davi encontrar-se com Saul, na ocasião que corta a orla de seu manto e vai para o deserto de Parã.

Lá, soube que Nabal tosquiava as suas muitas ovelhas e ali com seus moços, foram bons para com eles lhe servindo em tudo.

Por isso, Davi envia alguns de seus moços a Nabal para primeiro lhe abençoar com a paz e em seu nome receber o que tivesse à mão.

Mas Nabal os destratou.

E voltaram envergonhados para Davi.

Este, no entanto, como grande homem de guerra e afrontado, decide destruir a Nabal e tudo quanto lhe giga respeito com mais de seus 400 homens.

E aí começam os poréns da vida...

Abigail fazia parte da familia de Nabal. Sim ou não?

Estava no rol de quem, possivelmente, seria destruído?

Como você explica isso?

Você é serva de Deus, se esforça para viver em integridade mas outros lhe criam situações que expoe você?

E ainda dizem: Onde está o seu Deus?

Deus seria injusto?

Será que tem sido em vão o ser uma mulher virtuosa do Senhor? 

Mas os 'poréns' de Deus na vida de Suas servas tem propo6maior para a glória do nome Dele!

Então um servo vem contar a Abigail sobre toda a situação. Afinal, com  Nabal não daria para falar, visto que é homem duro, mas Abigail recebe as más notícias.

Você acha que é inferiorizado ou diminuída porque os maus rumores sempre chegam primeiro a você?

Não! Isso apenas comprovar que és mulher de bom entendimento!

E o mal ja estava determinado contra Nabal e toda a sua casa.Não era uma fofoca, nem comversinhas... Davi já estava a caminho com sua espada na mão e mais 400 homens com suas espadas.

Abigail, o que faria?

Haveria algo ainda a fazer?

Sentar, chorar e murmurar a Deus seria uma opção.

Lembrar ao Senhor tão grande injustiça e mal estaria recebendo mesmo sendo uma serva tão virtuosa, seria apenas outra opção.

Correr, fugir e salvar-se a si mesma, seria mais uma opção, visto que a salvação é individual, não é mesmo, já que Nabal que era de Belial?! Ele que se acerte por aí com Davi, se vire...

Ou ainda postaria Abigail nas redes sociais... sentindo-se triste?! Não daria tempo nem para pedir ajuda pastoral, policial, etc. Davi passaria a espada no momento da Live.

Mas Abigail não escolheu nenhuma dessas alternativas, ao contrário, usou de entendimento, pois que, um 'porém' sempre exige uma postura mais enérgica.

Ela então se apressa em direção ao problema!

Ela não corre, não foge, não se esquiva, nem retira de sobre si nenhuma responsabilidade, ainda que não tenha criado tal, nem acusa o homem mau.

Se tem problema, seja dela ou nao, e se chegou are mim a noticia, sera ela mesms que vai se apressar nisso, pois era mulher diligente!

Ela se apressou, diz o texto bíblico. Teve pressa, não esperou para ver o que seria, nem aguardou que Deus pudesse fazer por ela um grande milagre ao enviar um anjo para impedir a destruição.

Oh minha irmã virtuosa, se você tem ouvido maus rumores e tem algum 'porém' na sua vida, seja de bom entendimento: Não espere um milagre cair do céu de mão beijada não ( ainda que seja de lá mesmo que eles procedem), seja como Abigail, não olhe para o tamanho do problema, se são 401 homens não importa, se apresse e faça o que cabe, pois com certeza Deus não te permitiria um 'porém' desse sem os recursos necessários para vencê-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário